A EVOLUCIN foi fundada em 29 de julho de 2006, atuando no sistema de voluntariado, é instituição sem finalidade lucrativa. Entre os objetivos da EVOLUCIN encontram-se o estudo e a pesquisa dos processos dos nascimentos humanos. Como Instituição Consciocêntrica visa oferecer condições para o melhor aproveitamento referente ao período da Infância, contribuindo para o desenvolvimento integral das Consciências, recuperação das idéias inatas e aproveitamento máximo das potencialidades.

O Blog tem a finalidade de oportunizar a interlocução entre os vários setores da sociedade: pais, educadores, cuidadores e profissionais ligados aos interesses da Infância, favorecendo a todos no processo evolutivo intergrupal, através de trocas de idéias, esclarecimentos, e ações cosmoéticas capazes de gerar sustentabilidade e incentivo na promoção de alternativas favoráveis ao desenvolvimento integral das crianças.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

OFICINAS DE AUTOCONHECIMENTO




 COMO O AUTOCONHECIMENTO PODE AGIR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Autoconhecimento é o diferencial que faz com que cada um consiga ter controle sob si mesmo. Por isso, é fundamental para desenvolver o amor por si mesmo e fortalecer a autoestima, eliminando características como: insegurança, inadequação, dúvidas constantes, sentimento vago de não ser capaz, de não conseguir realizar nada, não se permitindo errar e com muita necessidade de agradar e ser aprovada. (trafor e trafar)
“É possível entender que a criança em contato com o mundo da literatura infantil, encontre com mais facilidade o espaço pessoal para que sua identidade possa ser melhorada, e estimulada. Com isso, ela se sente mais confortável para exercer as múltiplas e diferentes funções que encontra em sociedade, aprendendo formas de comportamento que permitirão que interaja em sociedade, com os mais diversos tipos de indivíduos.“ (BETTELHEIN, 1992, p. 162).
De posse desses dados foram organizadas  as oficinas na Evolucin que transcorrem mensalmente, de maio até novembro, com 2h e meia de duração, tendo como público alvo crianças de 7 até 12 anos, ministradas por Sandra de Lima com formação em Psicologia, Psicopedagogia e Pedagogia, unindo o autoconhecimento e a Conscienciologia frente ao processo de ensino aprendizagem.
Utiliza-se  como recurso a contação de histórias, onde o tema em questão é explorado inicialmente por uma literatura infanto-juvenil previamente escolhida, estudada e aplicada, seguida de atividades de construção, criatividade, associação, coordenação, socialização e reprodução, culminando na apresentação do resultado final, individual  e em grupo de forma organizada e lúdica. 
            Temos como objetivo despertar, o imaginário, a curiosidade, as emoções, os sentimentos e os pensamentos; buscando o equilíbrio dos pontos positivos, resgatando a autoconfiança e autovalorização, promovendo um crescimento cognitivo baseado no autoconhecimento e na autopesquisa, enquanto indivíduos e membros de um grupo.
O ambiente oferecido é de muita descontração, envolvimento e surpresas.
Nossa primeira oficina teve como objetivo mostrar que as nossas qualidades, quando as detectamos  facilitam o processo de aprendizagem, contribuem  para elevar a autoestima pessoal e melhorar a convivência com os demais.  E, se gostarmos de nós mesmos, os outros também acabarão por gostar, sendo isso uma conseqüência. Assim às palavras chaves foram: vontade, felicidade e aceitação.
Nossa segunda oficina teve como objetivo resgatar o valor das memórias que fazem parte da identidade de cada um, e os benefícios diante do processo de ensino- aprendizagem. Sendo assim as palavras chaves foram: memória, lembranças e saudade.
PAPAI E MAMÃE, A  EVOLUCIN  TERÁ MUITO PRAZER EM RECEBER  SUAS
CRIANÇAS.

Sandra de Lima,
Psicopedagoga, psicóloga, especialista em psicopegadogia, voluntária da EVOLUCIN

2 comentários:

Luz13 disse...

Gostei do blog. Lembrei de Aline, da cidade das pirâmides, que afirma: "O auto-conhecimento desperta a nossa consciência".
Vejam o programa www.deolhonomundo.com e o seu blog http://deolhonomundoblog.wordpress.com/, tenho certeza que vocês irão gostar! Abraços.

SUSSUMU KODAI disse...

Gostaria de aproveitar para fazer algumas recomendações de livros e filmes, os quais possuem não só estreita relação com relacionamentos como também com a dinâmica do funcionamento dos eventos desta vida. Li os livros e pela sua relevância desejo compartilhar com todos.
Há um ótimo livro, referência em matéria de relacionamentos, o qual se chama: “Por que amamos de autoria de Helen Fisher”.
Este livro pode ser encontrado nas principais livrarias e também no site: www.estantevirtual.com.br.
Outro livro, referência no assunto Mecânica Quântica”, denomina-se “O UNIVERSO CONSCIENTE de AMIT GOSWAMI, editora Aleph”. Trata da mecânica do universo, ou seja, ajuda a entender como os fenômenos de nossas vidas funcionam na prática.
Outro livro bem interessante é o “O caminho Infinito de autoria de Joel Goldsmith”. Trata da espitualidade no mais alto nível de consciência.
Um filme que ajuda a entender a importância deste assunto é: “QUEM SOMOS NÓS”, o qual pode ser encontrado no site: www.youtube.com.br
Ats.